Fundos de investimento europeus crescem um bilião desde o primeiro trimestre - HMBO
16757
post-template-default,single,single-post,postid-16757,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Fundos de investimento europeus crescem um bilião desde o primeiro trimestre

Fundos de investimento europeus crescem um bilião desde o primeiro trimestre

Depois de um primeiro trimestre de 2020 com quedas duras, os fundos de investimento europeus recuperam a trajetória de crescimento do ano passado.

O valor líquido global das unidades em circulação de fundos de investimento europeus no segundo trimestre de 2020 foi 12,473 biliões de euros, mais 1,004 biliões do que registado no primeiro trimestre do ano. O valor é reportado pelo Eurostat e é referente apenas a unidades de fundos de investimento que não fundos monetários.

A subida em análise prendeu-se sobretudo com a emissão líquida de 187 mil milhões de euros e com os 817 mil milhões de euros em outras variações, incluindo alterações de preço. Assim, o crescimento anual desta rubrica fixou-se nos 3,2%, de acordo com o relatório publicado esta segunda-feira pelo BCE.

Este crescimento foi alcançado através de um aumento anual de 3,3% dos títulos de dívida, cujas transações totalizaram 156 mil milhões de euros durante o período, e de 2,1% nos capitais próprios, que totalizaram 47 mil milhões de euros em transações.

Em termos de entidades emissoras de títulos, os de dívida soberana apresentaram um crescimento negativo de 4,8%, enquanto que os emitidos por privados cresceram 6,9%, com as suas compras líquidas a totalizarem, respetivamente, 5 mil milhões e 48 mil milhões de euros.

No Comments

Post A Comment