Reestruturações Financeiras

Reestruturações Financeiras

As reestruturações financeiras são um conjunto de medidas adotadas por uma empresa para reorganizar a estrutura financeira e melhorar a situação económica. Essa reorganização pode ser necessária devido a dificuldades financeiras, que podem suceder devido à exposição a riscos de mercado e ao aumento da complexidade dos modelos de gestão organizacional, que colocam em causa a performance operacional e financeira.

Assim as reestruturações financeiras devem permitir identificar e implementar medidas para redução de custos, negociação de dívidas, reestruturações de passivos, venda de ativos, captação de novos recursos, revisão de operações e modelos de negócio, e/ou melhoria da gestão financeira. Estas operações devem manter uma comunicação transparente com stakeholders, incluindo funcionários, entidades bancárias, fornecedores e outros credores, bem como investidores para garantir confiança e apoio durante o processo de reestruturação.

 

 

A HMBO apoio as empresas através da elaboração de planos de reestruturação financeira e negociação de crédito, quer no âmbito do RERE como do PER

 

 

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas

O RERE (Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas) é um procedimento extrajudicial, voluntário e confidencial dirigido a empresas e outras pessoas coletivas, que se encontrem em situação económica difícil, mas que ainda são suscetíveis de recuperação. Este regime permite celebrar um acordo de reestruturação empresarial com vista à viabilização e manutenção da atividade.

 

Processo Especial de Revitalização

O PER (Processo Especial de Revitalização) é uma forma específica de reestruturação financeira, tratando-se de um mecanismo legal, que se insere no Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, e permite às empresas em dificuldades financeiras negociar com os seus credores, visando a revitalização e a continuidade da sua atividade.

Com uma taxa de aprovação de 100% de PER, um passivo reestruturado agregado superior a EUR 200 milhões, as empresas nossas clientes obtiveram benefícios consideráveis que garantiram condições para a sua viabilidade.

 

Resultados alcançados até ao momento:

  • Redução do valor da dívida entre 5% a 60%;
  • Alteração dos termos de pagamento;
  • Prolongamento de maturidades de financiamentos prazos até 15 anos;
  • Introdução de períodos de carência de capital até 3 anos;
  • Redução de spreads até 1%;
  • 30 milhões EUR de capital injetado nas operações de reestruturação financeira;
  • 100% de acordos de proteção dos interesses dos avalistas.