Smart Money – Captação de Capital

Smart Money

Smart Money – Captação de Capital

Empreendedores com ideias inovadoras e vontade de escalar o seu negócio ambicionam frequentemente obter investimentos que lhes permitam atingir os seus objetivos estratégicos de forma mais rápida.

Com o aumento do número de startups em Portugal, aumenta também o número de investidores que vêm nestas uma oportunidade de obter retornos consideráveis.  Foi a pensar nos investidores que disponibilizam, além de recursos financeiros, orientação com experiência, que se criou o conceito de smart money, que tem vindo a ganhar espaço no léxico do mundo empresarial.

Smart money refere-se, num processo de captação de capital, ao investidor que além de trazer um aporte de capital para a empresa, contribui também com o seu vasto conhecimento no setor, adquirido através da sua experiência, geralmente de longos anos. Importa salientar que este conceito se aplica essencialmente a fundos de venture capital e a business angels. Muitas vezes, o foco principal deste tipo de investimento não passa pela elevada transação de capital financeiro, mas sim pela mentoria na tomada de decisões estratégicas e novas oportunidades para os empreendedores, através do know-how, experiência no mercado e rede de contactos do investidor.

Como principais vantagens de captar capital com valor acrescentado ao nível do conhecimento, destacam-se:

  • A facilidade de entrada de novos investidores para o negócio, dada a sua reputação e network;
  • A experiência de mercado, pois é muito importante que o investidor tenha experiência no mercado da empresa que apoia. A experiência e a expertise fazem com que o investidor seja capaz de avaliar a qualidade das soluções apresentadas e o grau de oportunidades no setor;
  • Ter um investidor experiente aliado ao negócio pode trazer potenciais clientes, resultando, a longo prazo, no aumento das receitas;
  • O apoio do investidor na tomada de decisão, sem que este exija o controlo da empresa, já que sabe que o sucesso do investimento e, consequentemente, o seu retorno, está diretamente relacionado com o desempenho do negócio que, inevitavelmente, está elencado aos seus promotores;
  • A manutenção de diálogos francos entre investidor e investida, baseados em dados e com muita troca de experiência.

Além das inúmeras vantagens para quem recebe o investimento, o principal benefício, para o investidor que opta por aplicar o seu know-how agregado ao capital, passa por ter uma maior segurança de que não existirão perdas associadas à inexperiência dos promotores.

Abordadas as vantagens, é relevante saber como podem as empresas atrair este tipo de investimento. A melhor forma de atrair smart money para uma empresa é através da inovação. Um negócio inerte, ou com pouco foco em I&D (investigação e desenvolvimento), terá dificuldade em atrair não apenas este, como qualquer tipo de investimento, pois não demonstra potencial competitivo associado a retornos substanciais. Assim, empresas que procuram criar tendências no mercado, possuir propriedade intelectual e investir em inovação na criação dos produtos ou serviços, são as que mais facilmente atraem a atenção de investidores interessados em, além de aportar capital, mentorar o seu negócio.

Na HMBO, por sabermos que investidores que decidem partilhar a sua experiência trazem também um vasto network, que pode abrir portas para parcerias, novas contratações e novos negócios dentro do setor, fazemos a ligação entre startups e a nossa rede de contactos ao nível de business angels e fundos de venture capital, permitindo que os empreendedores obtenham esse apoio crucial de enorme valor acrescentado para atingirem os resultados que impulsionam o negócio e permitem acelerar o seu desenvolvimento.

Joana Lobo, Consultora Corporate Finance

No Comments

Post A Comment