
31 Out O Problema da Sucessão nas Empresas
A Impossibilidade de Passar o Testemunho
No âmbito da nossa atividade de assessoria e consultoria na compra e venda de empresas, deparamo-nos frequentemente com um desafio recorrente: a sucessão. É bastante comum encontrarmos estruturas societárias e acionistas, com envolvimento na gestão, que se encontram numa faixa etária avançada e que encaram o futuro com preocupação e apreensão. A preocupação é crítica quando não existe geração direta capaz de assumir a liderança e continuidade da empresa, ou quando, a mesma existindo, não possui a qualificação necessária para o desempenho dessas funções. No passado, essa perspetiva era mais limitada, sendo que a herança deixada às gerações seguintes era a própria empresa, com toda a complexidade de gestão, visão e situação legada pelos seus fundadores e detentores. Contudo, atualmente, os cenários são mais diversos e complexos.
Sucessão nas Empresas: A Venda como Solução
O tempo trouxe consigo a experiência, o conhecimento e a maturidade para analisar o futuro com outra dimensão e sob diferentes perspetivas. A empresa não deixa de ser um “ativo” valioso que pode ser transacionado. O valor da empresa, e dos respetivos ativos, é mutável ao longo do tempo. É influenciado por diversos fatores externos e internos, sendo muito suportado na capacidade de desempenho perspetivado para o futuro da mesma. Assim, combinando valor com tempo, oportunidade e sucessão, o cenário de venda passa a ser uma opção forte para a continuidade da empresa e para o sossego das gerações. Neste cenário, alivia-se a responsabilidade das gerações seguintes assumirem a gestão e continuidade do negócio, e geram-se perspetivas mais sólidas de continuidade da empresa. Infelizmente, não faltam histórias desgostosas de empresas que acabaram por desaparecer por inépcia e incapacidade das novas equipas em fazerem face aos desafios inerentes à gestão empresarial.
Naturalmente que existem outros cenários para além da venda, mas é a venda que se destaca como o foco central desta introspeção e análise. Se a opção for pela venda, então existe todo um processo que deve ser tratado com diligência e tempo, assente num plano estruturado, sem nunca perder de vista a oportunidade. Igualmente relevante a perspetiva do tratamento sigiloso desta iniciativa, bem como do suporte de uma entidade externa, não envolvendo recursos diretos da empresa. Deste modo preserva-se o tratamento discreto e confidencial do processo, restringindo-se a um grupo limitado e selecionado de pessoas qualificadas.
O Papel da HMBO
A HMBO possui uma larga experiência nesta atividade de consultoria, com processos otimizados e consolidados na preparação, configuração e execução de uma transação de sucesso. Conhecemos bem o ecossistema da sucessão nas empresas e os seus principais intervenientes. Conseguimos reduzir o tempo de transação pelo tratamento profissional e personalizada das oportunidades e a colocação selecionada numa rede qualificada que permite acelerar e qualificar a transação. Temos um registo histórico de transações com sucesso e estamos disponíveis para ouvir a necessidade das empresas e, em conjunto, desenvolver cenários futuros, orientar no processo e garantir transações bem-sucedida.
Em conclusão, a sucessão nas empresas é um desafio que não pode ser ignorado. À medida que as lideranças envelhecem e as gerações futuras nem sempre estão preparadas, a venda da empresa destaca-se como uma opção viável. No entanto, esse processo requer o devido planeamento, profissionalismo e sigilo. Com a orientação certa, é possível assegurar a continuidade da empresa e o futuro dos seus colaboradores.
A HMBO está aqui para o ajudar a enfrentar este desafio com sucesso.
No Comments