Kéramica – Fusões & Aquisições no Setor da Cerâmica

Kéramica

Kéramica – Fusões & Aquisições no Setor da Cerâmica

Kéramica Magazine

A Kéramica Magazine é a revista oficial da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria e tem uma cadência bimestral. Empenhada a comunicar tudo sobre a o universo da Cerâmica portuguesa, setores e subsetores a edição número 375 da revista, correspondente aos meses março / abril, contou com a participação da HMBO no âmbito das Fusões & Aquisições.

A Atualidade do Setor da Cerâmica: Energia e Matérias-Primas

O tema principal desta edição é a Energia e Matérias-Primas, assunto que, não sendo uma novidade nas publicações da Kéramica, mantém toda a relevância nos tempos que correm. As análises ao impacto da crise energética na indústria têm sido recorrentes e têm-se também colocado questões no que diz respeito à disputa de territórios e ao acesso às matérias-primas. A  obtenção de matérias-primas necessárias no setor da cerâmica está assente nas atividades da indústria extrativa, onde a Engenharia Geológica e de Minas desempenha um papel fundamental. Da mesma forma, a Sustentabilidade, principalmente o ponto da Descarbonização, também está em destaque.

A edição faz, desta forma, uma radiografia àquilo que tem resultado no aumento dos custos de produção, seja através do aumento da energia ou escassez de matérias-primas.

HMBO: Parceiro Estratégico do Setor da Cerâmica

No rescaldo de um ano ativo na área das Fusões & Aquisições, 2022 adivinhava-se igualmente agitado: Há a sensação de que o pior já passou no que diz respeito à pandemia; existe imenso capital disponível quer no mercado privado como no público; as taxas de juro estão baixas e os pacotes governamentais de apoio às empresas estão a funcionar continuamente, até que o advento da guerra na Ucrânia despertou um sentimento de incerteza idêntico ao que assistimos no início da pandemia de COVID-19, com implicações diretas, por exemplo, no preço da energia, que tanto está a prejudicar o setor da cerâmica neste momento. É certo que as alterações da envolvente externa ainda não tiveram repercussões relevantes ao nível das Fusões & Aquisições; porém, tem levado os empresários a questionar se vale a pena incorrer no risco jurídico e financeiro de se envolver numa transação.

Independentemente do contexto externo, na HMBO sabemos que o ciclo de vida das empresas empurra os proprietários a tomar decisões de compra, venda, expansão ou redução, sob pena de perderem competitividade e posicionamento no mercado. Em fase de crescimento, pode ainda fazer sentido, por exemplo, optar-se por captar capital para investir em áreas como I&D ou contratar equipas especializadas. Este pensamento estratégico pró-ativo não deve ser desenhado sozinho.

As transações empresariais são sempre processos complexos. Tendem a consumir muito tempo, recursos, envolvem vários intervenientes e a expertise necessária para que o desfecho do negócio tenha as melhores condições para todas as partes. Assim, quando as empresas enfrentam processos de Fusão & Aquisição, devem munir-se da assessoria adequada. Um parceiro de confiança não só irá atuar em defesa dos interesses da sua empresa, como também vai maximizar as possibilidades de uma transação bem-sucedida.

Enquanto entidade especializada, a HMBO acrescenta valor num processo de Fusão & Aquisição de uma empresa, principalmente, através dos seguintes aspetos:

  • Atribui um valor de mercado realista à empresa;
  • Auxilia na preparação da empresa para a venda e produz toda a documentação de apresentação da mesma;
  • Desenvolve uma estratégia de colocação e procura investidores;
  • Filtra as indicações de interesse;
  • Lidera todo o processo negocial;
  • Acompanha o processo de due diligence; e
  • Auxilia na estruturação da operação, conciliando os interesses do vendedor e do comprador.

Está interessado em iniciar um processo de Fusão & Aquisição? Pretende esclarecer alguma dúvida ou recorrer a outro serviço especializado da HMBO? Entre em contacto connosco via preenchimento do formulário ou através dos contactos seguintes contactos: info@hmbo.pt | 234 377 840

No Comments

Post A Comment