HMBO News – A Revisão do Mês de Setembro

HMBO News - Setembro

HMBO News – A Revisão do Mês de Setembro

HMBO News

Bem-vindos à HMBO News – Setembro, a rúbrica mensal da onde referimos os 3 principais marcos de cada mês no ecossistema económico e empresarial. A edição deste mês anuncia a recessão alemã, o declínio do euro e os preços da produção industrial em Portugal. 📉

 

Recessão Alemã: Uma Queda Anunciada

Em junho, a Alemanha previa uma crescimento económico na ordem dos 3,7% para 2023. Três meses depois, antecipa uma contração económica de 0,4%. Sendo o país governado por Olaf Scholz o motor da economia europeia, prevê-se uma recessão europeia no próximo ano. Em causa está o forte aumento dos custos de energia na sequência da guerra na Ucrânia, que extingue as hipóteses de recuperação após os confinamentos durante a pandemia.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Económica (IPE), ao afirmar que o período mais duro para os consumidores na Alemanha será o primeiro trimestre do próximo ano, quando a inflação chegar aos 11%, devido a um ajustamento dos preços por parte dos fornecedores de energia para responder aos elevados custos da procura.

Consequentemente, o poder de compra das famílias deverá diminuir, com o pacote de ajuda governamental a ficar aquém de as compensar. “A perda de poder de compra, medida pelo declínio dos salários reais per capita este ano e no próximo em cerca de 3% cada um, é mais elevada do que em qualquer altura desde que o atual sistema de contas nacionais foi introduzido em 1970″, afirmou Wollmershaeuser, o chefe das previsões económicas do IPE.

Partindo do pressuposto de que existirá gás suficiente no inverno, o IPE prevê que os aumentos dos preços deverão enfraquecer gradualmente ao longo de 2023, enquanto os preços da energia começarão a diminuir o mais tardar na primavera.

Contudo, os institutos também calcularam um cenário extremo em que há um inverno excessivamente frio, levando a uma escassez de gás. Nesse caso, os peritos estimam que em 2023 a desaceleração económica poderá atingir 7,9% e a recessão continuaria em 2024 com um declínio do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,2%.

No meio de tudo isto, um fator positivo é uma certa estabilidade no mercado de trabalho onde, apesar da queda da procura de mão-de-obra, as empresas – face à escassez de pessoal – estão a fazer esforços para manter os seus empregados.

 

Euro em Mínimos Históricos

As perspetivas económicas são pouco animadoras na área do euro, que tocou em 0,9771 dólares, o valor mais baixo em mais de 20 anos. A descida ocorreu depois da divulgação de indicadores económicos fracos da Alemanha e da Zona Euro que apontavam para uma recessão. Em contracorrente está o dólar, que está a beneficiar da subida dos juros pela Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Face ao dólar, a trajetória tendencial do euro tem sido descendente desde janeiro

Refinitiv

Fonte: Refinitiv

O dólar manteve a sua força face ao euro depois de o diferencial de taxas de juro entre os EUA e a Zona Euro ter aumentado, após a Fed ter aumentado as taxas de juro em 75 pontos base para entre 3% e 3,25% e ter dado a entender que irá aumentar ainda mais as taxas este ano e em 2023. As taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) estão atualmente em 1,25%.

A atividade da Zona Euro contraiu-se em setembro pelo terceiro mês consecutivo e mais acentuadamente do que nos meses anteriores, o que, juntamente com a deterioração dos indicadores de encomendas e expectativas, aponta para novos declínios de atividade no futuro.

O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) de atividade na Zona Euro da S&P Global, que agora integra o IHS Markit, publicado esta sexta-feira, foi de 48,2 pontos, menos sete décimas do que em agosto e novamente abaixo dos 50 pontos que separam o crescimento da contração. A contração de setembro foi a maior desde janeiro de 2021 e foi impulsionada pelo setor industrial, que no seu quarto mês consecutivo de declínio de atividade marcou a contração mais rápida desde maio de 2020.

A confiança dos consumidores caiu na Zona Euro em setembro para um nível recorde devido a preocupações com o aumento do custo de vida. Além disso, as tensões com a Rússia devido à guerra na Ucrânia estão a levar os investidores a evitar riscos e a comprar dólares, considerados uma moeda segura em tempos de crise.

 

Como Vão os Preços na Produção Industrial em Portugal?

Os preços na produção industrial subiram 4% em julho na Zona Euro, quando comparado com o mês anterior, tendo Portugal sido o país onde os preços mais recuaram. Já no conjunto da União Europeia, segundo os dados divulgados pela Eurostat, os preços na produção industrial aceleraram 3,7% face a junho.

Já comparado com julho de 2021, os preços subiram 37,9% na Zona Euro e 37,8% na União Europeia.

A energia voltou a ser o setor que mais contribuiu para o aumento dos custos em julho. Face a junho deste ano, os preços na produção industrial aumentaram 9% na energia, 1,2% nos bens de consumo não-duradouros, 0,9% nos bens de consumo duradouro, 0,8% nos bens de capital e 0,1% bens intermediários. “Excluindo o setor da energia os preços na indústria aumentaram 0,6%“, refere o instituto.

Os maiores aumentos mensais dos preços na produção industrial verificaram-se na Irlanda (26,1%), na Hungria (9,4%) e na Bulgária (8%). Em sentido contrário, está Portugal, que foi o estado-membro onde os custos mais recuaram (-1,5%) seguido pela Suécia (-1,2%) e pelo Luxemburgo (-0,9%). Já em termos homólogos, os preços na produção industrial subiram em todos os Estados-Membros, tendo a maior subida anual ocorrido na Roménia (67,4%).

 

Esta foi a edição de setembro da HMBO News, elaborada a 06/10/2022. A análise do mês de outubro sublinhará os pontos principais no ecossistema económico e empresarial do mês que marca o início do último trimestre de 2022. Não perca! ✅

11 Comments
  • Brandon
    Posted at 02:13h, 05 Julho

    Thanks for the material, it will help me become more successful in my career. https://www.indiegogo.com/individuals/34043832/

  • נערות ליווי במרכז
    Posted at 16:19h, 22 Novembro

    I needed to thank you for this excellent read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you saved as a favorite to check out new things you postÖ

  • Caitlyn
    Posted at 13:56h, 07 Dezembro

    Terrific work! This is the type of information that are meant to be shared around the net.

    Disgrace on the seek engines for now not positioning this post higher!
    Come on over and consult with my web site . Thanks =)

  • Wilton
    Posted at 21:07h, 07 Dezembro

    This article will help the internet people for setting up new webpage or even a blog from start to end.

  • Esther
    Posted at 05:26h, 08 Dezembro

    Hello there, just became alert to your blog through Google, and
    found that it is truly informative. I’m gonna watch out
    for brussels. I will appreciate if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  • נערת ליווי
    Posted at 13:49h, 08 Dezembro

    Great article, totally what I needed.

  • Annett
    Posted at 18:43h, 09 Dezembro

    Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources
    back to your site? My blog site is in the very same
    area of interest as yours and my visitors would really benefit from a lot of
    the information you provide here. Please let
    me know if this okay with you. Regards!

  • נערות ליווי בבאר שבע
    Posted at 04:26h, 14 Dezembro

    Hey are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but
    I’m trying to get started and set up my own. Do you require any
    html coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  • Roma Oliver
    Posted at 16:34h, 05 Fevereiro

    Ahaa, its fastidious dialogue regarding this post at
    this place at this blog, I have read all that,
    so at this time me also commenting at this place.

  • Extended Opportunity
    Posted at 12:32h, 06 Fevereiro

    Hey Guys,

    Warning: From February 2024, all existing email autoresponders will become obsolete!

    In fact, if you want to send marketing emails, promotional emails, or any other sort of emails starting in February 2024, you’ll need to comply with Gmail’s and Yahoo’s draconic new directives.

    They require regular marketers like you and I to setup complex code on sending domains… and existing autoresponders like Aweber and GetResponse are not helping: they’re requesting you do all the work, and their training is filled with complex instructions and flowcharts…

    How would you like to send unlimited emails at the push of a button all with done-for-you DMARC, DKIM, SPF, custom IPs and dedicated SMTP sending servers?

    What I mean by all of that tech talk above, is that with ProfitMarc, we give you pre-set, pre-configured, DONE-FOR-YOU email sending addresses you can just load up and mail straight away.

    We don’t even have any “setup tutorials” like other autoresponders either, because guess what: we already did all the setup for you!

    All of our built-in sending addresses and servers are already pre-warmed with Gmail and Yahoo and they’re loving us: 99% inbox rate is the average!

    ⇒ Grab your copy here! ⇒ https://ext-opp.com/ProfitMarc

  • Extended Opportunity
    Posted at 12:33h, 06 Fevereiro

    Hey Guys,

    Warning: From February 2024, all existing email autoresponders will become obsolete!

    In fact, if you want to send marketing emails, promotional emails, or any other sort of emails starting in February 2024, you’ll need to comply with Gmail’s and Yahoo’s draconic new directives.

    They require regular marketers like you and I to setup complex code on sending domains… and existing autoresponders like Aweber and GetResponse are not helping: they’re requesting you do all the work, and their training is filled with complex instructions and flowcharts…

    How would you like to send unlimited emails at the push of a button all with done-for-you DMARC, DKIM, SPF, custom IPs and dedicated SMTP sending servers?

    What I mean by all of that tech talk above, is that with ProfitMarc, we give you pre-set, pre-configured, DONE-FOR-YOU email sending addresses you can just load up and mail straight away.

    We don’t even have any “setup tutorials” like other autoresponders either, because guess what: we already did all the setup for you!

    All of our built-in sending addresses and servers are already pre-warmed with Gmail and Yahoo and they’re loving us: 99% inbox rate is the average!

    ⇒ Grab your copy here! ⇒ https://ext-opp.com/ProfitMarc

Post A Comment