19 Ago Fusões e aquisições de empresas somam 6,7 mil milhões de euros até julho
Os negócios de capital de risco destacaram-se, uma vez que foram realizadas 53 operações de ‘venture capital’, o que representou um disparo de 60%. O valor fixou-se nos mil milhões de euros, segundo o TTR.
Nos primeiros sete meses do ano registaram-se mais fusões e aquisições (M&A) de empresas em Portugal. O mercado transacional português contabilizou – entre os dados que são conhecidos – um total de 267 transações, o que corresponde a um crescimento homólogo de 31% no número destes negócios do país.
As operações divulgadas movimentaram 6,7 mil milhões de euros, menos 38% de capital mobilizado quando comparado com o mesmo período de 2020. Ainda assim, menos de metade (46%) das transações tiveram os seus valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do Transactional Track Record (TTR).
Segundo os dados recolhidos pelo diretório internacional e pela Datasite, os sectores tecnológico e imobiliário renovaram o pódio dos mais atrativos.
“Em relação ao mercado cross-border, até julho de 2021, as empresas norte-americanas aumentaram em 120% suas aquisições no mercado português, mobilizando um capital de 857,94 milhões de euros. Quanto à número de transações, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, contabilizando 38 operações. Os Estados Unidos em segundo lugar, com 22 transações e o Reino Unido, com 16 transações”, lê-se no relatório.
Só em julho foram registadas 52 operações de M&A, num total de 2,3 mil milhões de euros. Contudo, aquela que mereceu o galardão do TTR foi a aquisição da Tilbury Green Power pela Greenvolt e Equitix, anunciada no início de junho. A compra da central britânica, no valor de 287 milhões de euros, contou com a assessoria jurídica da Vieira de Almeida, Eversheds Sutherland, Burges Salmon e Ashurt e com a assessoria financeira do Lazard, CIBC – Canadian Imperial Bank of Commerce, Macquarie Bank e Evercore Partners.
Em termos acumulados, o capital de risco destacou-se, uma vez que foram realizadas 53 operações de venture capital, o que representou um disparo de 60%. O valor fixou-se nos mil milhões de euros.
Rankings de 2021
Assessores financeiros
- FTI Consulting – 500 milhões de euros
- Lazard – 496 milhões de euros
- CIBC – Canadian Imperial Bank of Commerce – 287 milhões de euros
- Lazard e BiG – 2 transações
KPMG, BDO e EY lideram no ranking das consultoras (assessoria financeira e due diligence) em valor e EY, PwC e KPMG/BDO em número
Assessores jurídicos
- VdA – 1.877,40 milhões de euros
- Uría Menéndez – Proença de Carvalho – 845,99 milhões de euros
- Cuatrecasas – 553,81 milhões de euros
- SRS Advogados – 13 transações
- PLMJ – 10 transações
- Cuatrecasas e Morais Leitão – 8 transações
Jornal Económico
17-08-21
Sorry, the comment form is closed at this time.