Financiamento – Compra de Empresas

Financiamento

Financiamento – Compra de Empresas

Como conseguir financiamento na compra de empresas?

Uma parte essencial na estruturação de um processo de compra e venda de um negócio é a definição da fonte de financiamento por parte da entidade adquirente. Por vezes, a entidade com interesse na aquisição (ou investidor particular), tem firme interesse na operação, todavia, a sua capacidade financeira não permite avançar com a operação. Para evitar este tipo de impasses, é essencial estudar previamente todas as alternativas possíveis, para que, no momento do fecho do deal, não se perca a oportunidade.

Existe uma diversidade mecanismos que permitem financiar fusões ou aquisições de empresas, sendo que o mecanismo mais adequado para cada transação depende das situações e das expectativas do vendedor e do comprador e das respetivas situações patrimoniais.

Abaixo deixamos-lhe as formas mais usuais de financiamento de operações de fusão ou aquisição de empresas:

  1. Através capitais próprios

Existindo disponibilidade financeira por parte da empresa adquirente, promover uma transação financiada por capitais próprias com recurso às disponibilidades existentes, é, provavelmente, a forma mais clara e instantânea de fechar um negócio. Financiar aquisições através de capitais próprios permite ainda manter a situação líquida da empresa adquirente.

  1. Através de dívida

Recorrendo a capitais alheios, o financiamento pode ser estruturado de diversas formas, onde as principais se destacam abaixo.

  • Financiamento para a aquisição de participações sociais

Uma vez atestada a capacidade de financiamento junto das instituições de crédito, a empresa adquirente pode solicitar financiamento para adquirir participações sociais de outras empresas, inscrevendo um novo ativo (empresa adquirida) e um novo passivo (financiamento solicitado) no seu balanço.

  • Aquisição alavancada

Outra das opções existentes é a chamada aquisição alavancada (leveraged buyout) na qual a empresa adquirente, normalmente, cria uma sociedade veículo, que obtém capital junto de entidades financeiras, tendo em vista a aquisição de capital numa outra sociedade (sociedade adquirida). Posteriormente, a sociedade veículo, entretanto criada, funde-se com a sociedade adquirente, passando os ativos e os cash-flows da sociedade adquirida a garantir e fazer face ao financiamento solicitado para a aquisição. Este mecanismo permite a empresas ou investidores adquirirem participações societárias em outras entidades sem grandes necessidades de capital próprio.

  • Financiamento híbrido

Por vezes, as aquisições são financiadas com uma combinação de capitais próprios e de dívida. A inclusão de dívida permite partilhar o risco da nova aquisição, por parte da empresa adquirente.

O serviço de assessoria na compra e venda de empresas, prestado pela HMBO, contempla uma oferta transversal a todas as etapas do processo, desde o desenho da operação até à estruturação das fontes de leasing da transação.  Fale connosco: info@hmbo.pt

1.450 Comments

Post A Comment