Dia Internacional dos Resíduos Elétricos: 57,4 M de toneladas desperdiçadas em 2021

Dia Internacional dos Resíduos Elétricos

Dia Internacional dos Resíduos Elétricos: 57,4 M de toneladas desperdiçadas em 2021

Celebra-se hoje, 14 de outubro, o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, no qual se pretende sensibilizar a população a nível mundial para a importância da reciclagem e da reutilização deste tipo de resíduos, promovendo o seu correto encaminhamento.

Esta é a segunda edição da iniciativa, promovida pelo WEEE Forum, uma associação internacional sem fins lucrativos, que representa diversas entidades gestoras de resíduos elétricos e que conta com a participação de mais de cem organizações provenientes de quarenta países.

53,6 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) foram geradas globalmente em 2019. Isto representou um aumento de 21% desde 2014. Assim, a geração a nível global deste tipo de resíduos está a crescer anualmente cerca de 4%, um problema atribuído ao elevado consumo de equipamentos eletrónicos, bem como aos seus ciclos de vida de produtos cada vez mais curtos.

Na Europa, 11 em cada 72 artigos eletrónicos numa família média já não são utilizados ou estão avariados e anualmente por cidadão, de 4 a 5 kg de produtos elétricos e eletrónicos não utilizados são acumulados na Europa antes de serem descartados, dados que enfatizam a problemática ambiental vivida nos dias de hoje.

A expectativa sobre a adoção de indicadores ESG nas empresas é imensa e justificada pela tendência de preferência por empresas com práticas sustentáveis. As empresas que queiram prosperar no futuro e não ser excluídas do mercado devem adaptar-se a estas mudanças e adotar os critérios ESG, incluindo-os, cada vez mais, na sua cultura e modo de operar.

A economia circular não se trata apenas de sustentabilidade, mas também de uma forma de criar mais valor para os clientes e para os negócios, e esse é também o propósito da HMBO.

 

Weee Forum

14/10/2021

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.