Compra de Empresas – 6 Motivações

HMBO fusões aquisições restruturação financeira corporate finance compra e venda de empresas

Compra de Empresas – 6 Motivações

Quais as motivações mais comuns para compra de empresas?

O objetivo último de um processo de compra de uma empresa vai ser sempre o de acrescentar e criar valor para os investidores e acionistas seguindo a lógica de que duas empresas juntas valem mais do que a soma do respetivo valor individual. Tipicamente, empresas estabelecidas compram outras empresas para criarem uma empresa ou grupo mais competitivo economicamente. Assim, ganham uma maior quota de mercado e torna-se mais eficientes.

Apresentamos, de seguida, os motivos mais comuns para o crescimento por fusão ou aquisição:

  1. Criação de sinergias

Criar uma sinergia entre duas empresas permite uma maior eficiência de custos, aumentando normalmente as receitas das empresas.

  1. Acesso a novos produtos e novos mercados

A aquisição de uma empresa com um produto similar permite ao comprador aumentar a sua quota de mercado ou alargar a sua oferta. Para se manterem competitivas, as empresas, por vezes, necessitam de desenvolver e inovar nos seus métodos e produtos. As aquisições traduzem-se, muitas vezes, na capacidade de penetrar em novos mercados.

  1. Integração vertical

Integração vertical significa comprar um fornecedor ou um cliente. Os benefícios podem incluir melhores preços, controlo do canal de distribuição ou controlo de matérias-primas.

  1. Aproveitamento de economias de escala

As economias de escala significam que, à medida que a empresa cresce, os custos médios de produção são inferiores devido ao facto dos custos fixos serem divididos. Portanto, quanto maior a empresa se torna, mais rentável se torna.

  1. Diminuição da concorrência

Aquisições permitem ao comprador eliminar a concorrência e ganhar uma maior quota de mercado no mercado do seu produto.

  1. Acesso a tecnologia

Começa a ser recorrente empresas estabelecidas adquirirem empresas ainda em fase startup, com o objetivo de integrarem novas tecnologias e, dessa forma, se manterem na fronteira tecnológica.

Visite o site da HMBO e fique a conhecer o nosso serviço de assessoria na compra de empresas.

677 Comments

Post A Comment