Capital de Risco - 4 Tipos de Operações de Capital de Risco // HMBO
617
post-template-default,single,single-post,postid-617,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Capital de Risco – 4 Tipos de Operações

Capital de Risco – 4 Tipos de Operações

Conheça 4 tipos de Operações de Capital de Risco!

Nos últimos anos, a expressão fundo de investimento de capital de risco, até então desconhecida por muitos, passou a fazer parte do vocabulário de muitos empresários portugueses.

O capital de risco é a atividade de investimento temporário em empresas não cotadas, através de tomada de uma participação acionista ou de uma outra forma de investimento híbrida (mezzanine). Este tipo de investimento é uma das formas mais importantes de financiamento de expansão negócios, assumindo um papel relevante no caso das Pequenas e Médias Empresas.

O número de transações com participações de fundos de investimento tem crescido bastante em Portugal. Além da maior abertura dos empresários portugueses a partilhar o capital das suas empresas, existe cada vez mais a criação de sociedades gestoras e constituição dos respetivos fundos.

Atualmente, um grande número de fundos constituídos possuem políticas de investimento muito diversificadas, abarcando vários estados de maturidade das empresas.

Que tipos de operações de capital de risco existem?

  1. Capital Semente

    Financiamento dirigido a projetos empresariais em fase incipiente e que se destinam muitas vezes a fazer face à instalação do negócio e o desenvolvimento do produto ou serviço.

  2. Startup

    Financiamento destinado a apoiar empresas que estão numa fase inicial de vida ou a desenvolver novos produtos ou a entrar no mercado. Normalmente destinam-se a projetos de elevado risco e com elevado potencial de valorização.

  3. Build up/expansão

    Financiamento a uma empresa já implantada no mercado e que se encontra em fase de expansão da atividade. Na qualidade de providers de soluções tecnológicas e de gestão das suas participadas, participam ativamente na definição estratégica do modelo de negócio e de gestão das empresas. As sociedades gestoras dos fundos tendem a ter um contributo importante na estratégia de crescimento do negócio;

  4. Turnaround /buyout

    Financiamento à reestruturação de uma empresa em dificuldade e que envolve, regra geral, uma grande reestruturação organizacional e estratégica, ao invés de uma reestruturação do balanço da empresa.

Como podemos ajudar as PME a obterem capital através de fundos de capital de risco?

A HMBO, no âmbito da sua atividade de consultoria em Corporate Finance e Fusões & Aquisições possui uma vasta experiência no relacionamento com as principais Sociedades de Capital de Risco a operar em Portugal. No âmbito dos nossos serviços de venda de empresas e captação de capital, prestamos assessoria durante todo o processo, desde a preparação, produção de documentação de apresentação até à negociação das condições de entrada do fundo.

hmbo

No Comments

Post A Comment