
31 Ago Rating Bancário – 7 Fatores-Chave
O Rating Bancário e a obtenção de financiamento para empresas
O rating bancário corresponde à notação de risco das empresas juntos dos bancos financiadores. O objetivo do rating bancário é fornecer ao banco uma estimativa da probabilidade de incumprimento da empresa, com base num conjunto de dados da mesma e do seu setor.
O rating bancário reflete, na ótica da entidade bancária, a solidez económica e financeira de uma empresa tendo, o seu resultado, um impacto direto nas condições de financiamento, nomeadamente na taxa de juro e nos plafonds de crédito atribuídos.
Para a obtenção do rating bancário, os bancos consideram um conjunto de indicadores económico-financeiros qualitativos, não numéricos, sobre o negócio e a gestão da empresa.
Quais os fatores-chave para o cálculo do rating bancário?
-
Estrutura Financeira
Indicadores de autonomia financeira, de antiguidade e maturidade do passivo, fundo de maneio ou de liquidez;
-
Histórico de cumprimento
Uma longa relação marcada pelo cumprimento reiterado das obrigações é um dos principais motivadores da confiança de um credor. Terão impacto particularmente negativo incidentes frequentes ou ocorridos recentemente, nomeadamente atrasos no reembolso de dívida, cheques devolvidos ou descobertos.
-
Desempenho do negócio
Existe um conjunto alargado de indicadores de rentabilidade que serão tidos em conta para efeitos de rating, como margem bruta, EBITDA, EBIT, rotação do ativo, ROA, ROE
-
Riscos da empresa
São diversos os riscos a que pode estar exposta uma empresa (risco cambial, dependência comercial de clientes ou fornecedores, risco do preço das matérias primas ou do produto final, risco tecnológico, riscos ambientais, entre outros).
-
Qualidade da informação
O fornecimento de informação financeira correta e de forma atempada contribui para cimentar uma relação de confiança e transparência junto da banca;
-
Gestão
É avaliada a qualidade da gestão e a sua estabilidade. O mesmo se estende aos principais quadros da empresa, sendo valorizada uma organização com elevados níveis de estabilidade e de qualificação dos colaboradores.
-
Envolvimento dos sócios
O empenho e o envolvimento dos sócios com a empresa, nomeadamente a nível financeiro, são um bom indicador do comprometimento destes com o futuro da empresa.
Precisa de apoio na negociação com o seu banco? Fale connosco para saber como podemos apoiar nesse processo!
No Comments