O que são Search Funds? // HMBO - Consultoria Financeira
531
post-template-default,single,single-post,postid-531,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Search Funds – Uma Opção para a Venda da sua Empresa?

Search Funds – Uma Opção para a Venda da sua Empresa?

O que são Search Funds?

Os Search Funds são veículos de investimento que permitem a empreendedores captarem fundos junto de investidores com o propósito de adquirir, gerir e fazer crescer uma empresa que cumpra determinados critérios pré-definidos. Distinguem-se dos fundos de private equity pelo facto de não terem uma lógica de portefólio e investirem apenas numa única empresa.

Este modelo nasceu nos Estados Unidos, na década de 80, e desde então foi-se replicando, atingindo particular relevância na ultima década.

Empresas em indústrias fragmentadas, com posições de mercado sustentáveis, histórico de fluxos de caixa estáveis ​​e oportunidades de crescimento são as empresas alvo dos Search Funds, que podem assumir uma posição maioritária ou totalitária no capital da empresa.

Existem Search Funds em Portugal?

Em Portugal, a primeira entidade de investimento gestora de um Search Fund foi constituída em novembro de 2016 –  a Planalto Capital. Esta sociedade gere o fundo Planalto Capital – Fundo de Capital de Risco, subscrito por um conjunto de investidores europeus e norte-americanos.

A Planalto Capital pretende adquirir uma PME portuguesa ou espanhola com potencial “humano e de negócio”, a qual, após aquisição passará a administrar, tendo em vista a criação de valor por crescimento do volume de negócios e introdução de melhorias operacionais, através de uma gestão rigorosa e de uma estratégia de longo prazo. A estratégia de investimento foca-se em empresas em transição (p.e. sucessão familiar), de qualquer setor, excluindo o imobiliário, com um EBITDA mínimo de 500 mil EUR, com uma margem EBITDA/vendas mínima de 10% e com uma situação financeira estável.

Os Serch Funds podem ser uma possibilidade na venda da sua empresa?

Apesar de serem mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, na Europa este modelo de negócios começa também a implantar-se, principalmente no Reino Unido. Existem alguns fundos ativos no mercado à procura de uma boa oportunidade de investimento, pelo que, enquadrando-se nos critérios de investimento do fundo, um Search Fund poderá ser uma opção a considerar para e venda de uma empresa.

Pondera a venda ou a abertura do capital da sua empresa? Fale connosco e conheça as várias opções: info@hmbo.pt

No Comments

Post A Comment