
04 Ago Compra de Empresas – 6 Motivações
Quais as motivações mais comuns para compra de empresas?
O objetivo ultimo de um processo de compra de uma empresa vai ser sempre o de acrescentar e criar valor para os investidores e acionistas seguindo a lógica de que duas empresas juntas valem mais do que a soma do respetivo valor individual. Tipicamente, empresas estabelecidas compram outras empresas para criarem uma empresa ou grupo mais competitivo economicamente. Assim, ganham uma maior quota de mercado e torna-se mais eficientes.
Apresentamos, de seguida, os motivos mais comuns para o crescimento por fusão ou aquisição:
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Criação de sinergias
Criar uma sinergia entre duas empresas permite uma maior eficiência de custos, aumentando normalmente as receitas das empresas.
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Acesso a novos produtos e novos mercados
A aquisição de uma empresa com um produto similar permite ao comprador aumentar a sua quota de mercado ou alargar a sua oferta. Para se manterem competitivas, as empresas, por vezes, necessitam de desenvolver e inovar nos seus métodos e produtos. As aquisições traduzem-se, muitas vezes, na capacidade de penetrar em novos mercados.
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Integração vertical
Integração vertical significa comprar um fornecedor ou um cliente. Os benefícios podem incluir melhores preços, controlo do canal de distribuição ou controlo de matérias-primas.
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Aproveitamento de economias de escala
As economias de escala significam que, à medida que a empresa cresce, os custos médios de produção são inferiores devido ao facto dos custos fixos serem divididos.Portanto, quanto maior a empresa se torna, mais rentável se torna.
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Diminuição da concorrência
Aquisições permitem ao comprador eliminar a concorrência e ganhar uma maior quota de mercado no mercado do seu produto.
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Acesso a tecnologia
Começa a ser recorrente empresas estabelecidas adquirirem empresas ainda em fase startup, com o objetivo de integrarem novas tecnologias e, dessa forma, se manterem na fronteira tecnológica.
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