Importância da Confidencialidade na Venda de empresas // HMBO
517
post-template-default,single,single-post,postid-517,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Confidencialidade – Venda de Empresas

Confidencialidade – Venda de Empresas

Confidencialidade no processo de Venda de Empresas

A confidencialidade é fundamental em processos de venda de empresas. Durante este processo são, geralmente, trocadas informações muito específicas que caracterizam a empresa-alvo. Quer o potencial investidor, que as empresas-alvo devem manter a máxima integridade e confiança para manter um acordo prospetivo confidencial (NDA).

A confidencialidade é fundamental, uma vez que se certas informações se tornarem públicas podem ser devastadoras para a empresa-alvo. Não se trata de proteger apenas dados sobre a situação financeira da empresa, mas, acima de tudo, salvaguardar a empresa face a clientes, colaboradores, fornecedores e principalmente concorrentes.

Todo o processo deve ser confidencial, sendo que a informação sobre a transação apenas deve ser tornada pública após o seu desfecho.

Que reações se podem esperar face a rumores sobre a venda de uma empresa?

  1. Funcionários

    Os rumores de uma venda ou aquisição podem causar desconforto e instabilidade entre a gestão e os funcionários. Os funcionários poderão procurar novos empregos, receando resultados negativos de uma venda ou até suspeitando que a empresa enfrenta dificuldades financeiras.

  1. Clientes

    Sabendo da possibilidade da empresa “mudar de mãos”, os clientes podem optar por um concorrente, especialmente se suspeitarem que a venda venha a provocar downgrades na qualidade de serviços ou produtos.

  1. Fornecedores

    Podem recear o pagamento dos seus saldos até recear a quebra da relação face a mudanças nas estruturas de gestão da empresa.

  1. Concorrentes

    Se existir quebra de confidencialidade, durante o processo de venda, podem ter acesso a informações sobre a empresa que poderão ser usadas em prejuízo da mesma.

  1. Entidades Financeiras

    Tendem a não aprovar novas operações de financiamento até ao momento em que a transação é efetivada.

Garantir a confidencialidade num processo de fusão ou aquisição é a chave para um negócio bem-sucedido. A metodologia HMBO num processo de venda de empresas é baseada em total confidencialidade do processo, por forma a proteger as empresas, os seus acionistas e os investidores. Saiba mais em www.hmbo.pt ou contacte-nos: info@hmbo.pt ou 234 377 840.

hmbo

No Comments

Post A Comment