Venda de Empresas - 5 Motivos para Venda de Empresas // HMBO
479
post-template-default,single,single-post,postid-479,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Venda de Empresas – 5 Motivações

Venda de Empresas – 5 Motivações

Na Venda de Empresas, quais são as 5 principais motivações?

Um processo de venda de empresas pode ser despoletado por diferentes ordens de razões. Em qualquer uma das fases do ciclo de vida de uma empresa, os proprietários podem tomar uma decisão de alienar, total ou parcialmente, as suas posições. As motivações para o processo, essas são variadas, sendo que, de seguida, apresentamos-lhe as mais frequentes:

  1. Problemas de sucessão familiar

Numa empresa familiar, problemas de sucessão do negócio, decorrentes de acontecimentos como a reforma ou até a morte dos proprietários. Isto acontece devido ao facto de não existir uma próxima geração familiar, dos potencias sucessores podem não terem capacidade de gerir o negócio ou simplesmente não se interessarem pela atividade da empresa.

  1. Divergências entre sócios

Por vezes os sócios ou proprietários têm visões diferentes para a sua empresa. Perspetivas estratégicas divergentes ou problemas de ética pessoal podem ser solucionáveis através da venda de  empresas.

  1. Mudança de estratégia ou posicionamento

Por vezes, para a empresa ser bem-sucedida, pode ser oportuna ou necessária uma venda. Fatores como a necessidade escala ou um maior posicionamento geográfico são exemplos disso mesmo.

  1. Falta de liquidez/necessidade de financiar novas operações

Quando as empresas não conseguem fazer face às suas obrigações de curto prazo ou simplesmente não tem acesso aos canais de financiamento tradicionais para financiar novos projetos de investimento necessários, a venda de empresas ou simplesmente a abertura do capital da sociedade podem constituir alternativas viáveis.

  1. Oferta

Pode dar-se o caso de um investidor manifestar o interesse na empresa sem que proprietário tenha intenção de vender ou sem que o mesmo tenha pensado nisso antes. Essa proposta pode merecer acolhimento caso se afigure como uma boa oportunidade de negocio

Visite o site da HMBO e fique a conhecer o nosso serviço de assessoria na venda de empresas através dos seguintes contactos: info@hmbo.pt ou 234 377 840

venda de empresas

No Comments

Post A Comment