Fundo de Maneio - Qual a Importância Para a sua Empresa? // HMBO
297
post-template-default,single,single-post,postid-297,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Fundo de Maneio – Qual a sua Importância para uma Empresa?

Fundo de Maneio – Qual a sua Importância para uma Empresa?

O que é o Fundo de Maneio?

Fundo de maneio, como a própria palavra indica, é como uma “almofada” financeira que todas as empresas devem assegurar para que tenham capacidade de gerar liquidez, e assim garantir o pagamento de despesas e dívidas de curto prazo.

Em termos financeiros, é apurado através da diferença entre o ativo e o passivo circulantes de uma empresa, ou seja, é a diferença entre os montantes que a empresa espera converter em dinheiro, a curto prazo, e os compromissos que tem de assumir nesse mesmo período.

Importância do fundo de maneio

O investimento em fundo de maneio tende a ser uma necessidade diária das empresas, sendo preciso uma quantidade regular de dinheiro para fazer pagamentos diários a fornecedores, pagar salários aos colaboradores, fazer face ao serviço da dívida ou até mesmo cobrir custos inesperados.

Imagine um cliente importante que não consegue fazer um pagamento de um montante considerável. Neste caso, se a tesouraria da empresa não estiver devidamente planeada e se não tiver fundo de maneio construído de acordo com as necessidades, falhas de pagamento como esta podem colocar em causa a sua viabilidade da empresa.

Importância da gestão do fundo de maneio

A gestão adequada do fundo de maneio é essencial para a saúde financeira e sucesso operacional da sua empresa. A gestão financeira de uma empresa deve ser capaz de gerir o fundo de maneio de forma a que a empresa mantenha um equilíbrio sólido entre crescimento, rentabilidade e liquidez.

Se a empresa não tiver disponibilidade financeira para cumprir uma série de obrigações, pode resultar em insolvência financeira e possivelmente falência da empresa. Um sistema eficaz de gestão deste capital, permite às empresas não só estabelecer um equilíbrio entre os ativos e a dívida como também ter capacidade de financiar o crescimento da atividade.

Está a pensar em pedir um empréstimo bancário? Sabe o que deve ter em conta? Leia o nosso artigo sobre como obter financiamento bancário ou contacte a HMBO através de info@hmbo.pt ou 234 377 840

 

Adriana Ruas

HMBO

 

No Comments

Post A Comment