Reestruturação Financeira // HMBO - Consultoria Financeira
246
post-template-default,single,single-post,postid-246,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Reestruturação Financeira – Consultoria Financeira

Reestruturação Financeira – Consultoria Financeira

Reestruturação Financeira – Em que consiste o processo?

O processo de reestruturação financeira deve ser aplicado quando se identifique que a fonte de problemas não reside na sustentabilidade da atividade, mas sim no desajustamento entre as obrigações assumidas e a capacidade de geração de valor a dado momento.

O ciclo de vida normal das empresas pode ser divido em quatro fases:

  • Nascimento;
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Em qualquer uma das fases, as empresas enfrentam desafios bastante exigentes e problemas de várias naturezas, sendo que alguns deles colocam mesmo em causa, muitas vezes, a própria continuidade da atividade. Várias ordens de razões podem levar as empresas a um patamar de stress financeiro (p.e. abrandamento temporário ou sazonalidade das vendas, elevadas responsabilidades com o serviço da dívida, perdas de eficiência operacional, etc). As alternativas à sua resolução devem ser estudas e avaliadas, por forma a garantir a continuidade do negócio.

Com larga experiência no apoio a empresas nas várias etapas do seu desenvolvimento, a HMBO coordena todo o processo subjacente à reestruturação financeira, tendo sempre como objetivo último a obtenção de um serviço de dívida devidamente ajustado à atividade da Empresa.

Esta operação tem como objetivo colocar as empresas numa nova situação de crescimento através um dos seguintes efeitos:

  • Alívio do serviço da dívida: a renegociação de prazos de amortização de empréstimos, a conversão de dívida para longo-prazo, a definição de taxas de juros mais vantajosas, ou a obtenção de planos prestacionais de dívida a terceiros podem ser a “bolha de oxigénio” necessária para ultrapassar a as adversidades;

  • Captação de capital: A incapacidade de dar resposta ao crescimento do mercado pode dificultar a sobrevivência das empresas. A captação de novo capital pode ser a melhor solução dar responder a esta necessidade.

Os processos de reestruturação financeira devem ser encarados como benéficos para as organizações, ainda que com enormes desafios associados e que muitas vezes não estão tipificados. O controlo e a monitorização constante destes processos é uma obrigatoriedade para todas as empresas que encaram este como um caminho para o crescimento organizacional.

É essencial ser proativo na identificação de entraves ao crescimento e sustentabilidade da atividade e fazer-se assessorar por especialistas com provas dadas neste setor.

No Comments

Post A Comment