HMBO // Capitais de Risco em Portugal
193
post-template-default,single,single-post,postid-193,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Capital de Risco em Portugal

Capital de Risco em Portugal

A indústria do private equity ainda é muito recente em Portugal, estando o seu desenvolvimento aquém do verificado em outros países.

Ainda assim, e atendendo ao facto do primeiro fundo independente do private equity em Portugal ter sido constituído apenas em 2003, tem-se verificado um crescimento significativo desta “indústria”.

Atualmente existem um conjunto de entidades gestoras de fundos – Sociedades de Capital de Risco – que, reúnem investidores, entre os quais os próprios partners dessas mesmas entidades, constituem fundos com regulamentos próprios, e investem diretamente no capital das PME.

O modelo de negócio consiste em adquirir participações sociais tipicamente minoritárias em empresas, promovendo o crescimento dessas empresas, para que num horizonte temporal de 5 a 10 anos possam realizar uma venda da participação com mais-valia para o fundo, e, subsequentemente, com ganho para os investidores que subscreveram os fundos.

Para as Empresas esta poderá ser uma boa alternativa para crescerem, uma vez que as Sociedades de Capital de Risco, sendo parte interessada no crescimento das empresas nas quais investem, trazem um aporte significativo em termos de gestão. Assim, se pondera alienar o capital da sua empresa, saiba que um fundo de investimento pode ser uma boa solução.

A HMBO, no âmbito da sua atividade de fusões & aquisições possui uma vasta experiência no relacionamento com as principais Sociedades de Capital de Risco a operar em Portugal. No âmbito do nosso serviço de venda de empresas, prestamos assessoria durante todo o processo, maximizando assim as probabilidades de sucesso de uma operação.

Se deseja vender a sua empresa, contacte-nos-já.

Rafael Freitas

Diretor HMBO

No Comments

Post A Comment