Importância de um Plano de Negócios - 5 Razões // HMBO
110
post-template-default,single,single-post,postid-110,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Importância de um Plano de Negócios – 5 Razões

Importância de um Plano de Negócios – 5 Razões

Qual é a Finalidade de um Plano de Negócios?

A importância do plano de negócios advém da sua finalidade de auxiliar a implementação de um projeto, através da organização estruturada dos pontos essenciais de um projeto.

O plano é dotado de um carácter preditivo, isto é, baseia-se na antecipação do futuro, com o objetivo de preparar os empreendedores ou gestores para uma eficiente execução do projeto. Serve também para fornecer informação a potenciais investidores e financiadores, pelo que deve expor os pontos críticos de forma clara e direta, fornecendo toda a informação que possa ser relevante para a sua tomada de decisão, reforçando a importância de um plano de negócios.

A elaboração deste documento é importante por diversas razões, algumas das quais se apresentam de seguida:

  1. Demonstrar o valor acrescentado dos produtos em causa

É uma ferramenta importante uma vez que obriga quem o elabora a tornar explícito negócio ou projeto, evidenciando de forma clara qual é a proposta de valor acrescentado que está a oferecer.

  1. Levantamento dos recursos (materiais, financeiros e humanos) que o projeto vai requerer

Contempla a existência de um plano de implementação, no qual as principais atividades a ser executadas são calendarizadas e os recursos necessários identificados. A calendarização e consequente identificação dos recursos permite um melhor controlo da execução do projeto, funcionando como um termo de comparação com aquilo que acabará por ser concretizado. Assim, serve também para apuramento e controlo de desvios em fase de execução do negócio.

  1. Planear o futuro

Um dos objetivos da elaboração é a previsão da atividade no que respeita a rendimentos, gastos, necessides de fundo de maneio entre outros dados, não só financeiros, mas também operacionais. Desta forma, a importância de um plano de negócios passa por obrigar as empresas a antecipar os acontecimentos, gerando tomadas de decisão mais conscientes e ponderadas. Por outros lado, exige também um planeando estratégico do próprio negócio assim como uma definição do posicionamento.

  1. Obter financiamento

Ao expor os principais pontos chave, detalhar o investimento e fundamentar o retorno do projeto, o plano de negócios permite servir de base no fornecimento de informação a potenciais financiadores e investidores, como são exemplos os bancos, sociedades de capital de risco, business angels, ou outras entidades ou particulares potencialmente interessadas no negócio em questão.

  1. Prevenir os riscos do negócio

Outro elemento importante é a identificação dos potenciais problemas e pontos sensíveis. A identificação dos riscos do negócio permite que sejam definidas estratégias de prevenção e planeadas ações alternativas, de forma a não comprometer a consecução dos objetivos do projeto.

A HMBO reconhece a importância de um plano de negócios e está apta a prestar assessoria na criação deste, assim como em outras questões de consultoria financeira! Encontre-nos através de info@hmbo.pt ou 234 377 840

hmbo

No Comments

Post A Comment